Depois de 1 ano, o governo federal não irá antecipar o Bolsa Família no Rio Grande do Sul agora em maio. A medida foi confirmada nesta manhã, quando o Ministério do Desenvolvimento Social divulgou a lista de cidades com a antecipação.
O motivo não foi informado, mas somente 168 cidades estarão na lista de antecipação este mês.
O Bolsa Família representa um investimento de aproximadamente R$ 160 bilhões por ano para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou de extrema pobreza. Mesmo com o grande corte realizado no seu orçamento anual, este benefício segue demandando um custo considerável para os cofres do país. A possibilidade de rees antecipados para determinados estados e municípios de acordo com alguns critérios estabelecidos no atual regulamento do programa sempre é muito procurada pelos beneficiários.
Bolsa Família será antecipado no RS? Entenda as regras 4n3pu
Mesmo com as datas dos ciclos de pagamento previamente estabelecidas pelo Governo Federal e pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social), existem algumas condições que podem modificar este fluxo.
Uma destas condições é a ocorrência de eventos climáticos de grande proporção. Por este motivo, caso algum estado ou município tenha sido afetado de forma considerável e que tenha seu pedido de situação de emergência ou calamidade pública reconhecidos pelo Governo Federal, será incorporado ao primeiro dia de pagamento do calendário.
Desde maio do ano ado, por conta das chuvas e enchentes, o Rio Grande do Sul esteve presente em todas as antecipações. No entanto, isso não ocorrerá em Maio deste ano.
Em março, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul emitiu um decreto prorrogando o estado de calamidade pública por 90 dias. Com isso, a antecipação do Bolsa Família ainda era prevista para maio, o que não se confirmou.
Calendário do Bolsa Família em maio de 2025 3d393x
Conforme o cronograma original do MDS, o ciclo de maio do Bolsa Família se estenderá entre os dias 19 e 30. A divisão das datas seguirá de acordo com o NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários, método que já é utilizado há alguns anos para a distribuição dos valores mensais.
Confira o calendário completo abaixo:

O custo mensal do Bolsa Família para os cofres públicos é de aproximadamente R$ 13 bilhões. Com as mudanças implantadas nas regras do programa para este ano, a redução no número de famílias atendidas foi considerável.
De acordo com os últimos dados divulgados pelo Governo Federal e pelo MDS, cerca de 300 mil famílias tiveram o cadastro suspenso no Bolsa Família por conta de irregularidades ou pendências. Mesmo assim, mais de 20 milhões de famílias seguem sendo atendidas em todo o país.
No último ciclo, em abril, 659 municípios brasileiros tiveram o pagamento antecipado da parcela do Bolsa Família. Clique aqui para conferir a lista completa.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.