A partir desta quarta-feira, 23 de abril, milhões de estudantes da rede pública de ensino médio começam a receber uma nova parcela do incentivo-frequência do programa Pé-de-Meia.

A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo principal estimular a permanência dos jovens nas escolas, vai rear a nova parcela de R$ 200 para aqueles que mantêm frequência mínima de 80% nas aulas. Neste mês, os valores serão depositados diretamente nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal, por meio do aplicativo Caixa Tem. Os pagamentos serão realizados conforme o mês de nascimento dos contemplados, com depósitos escalonados que ocorrerão até 30 de abril.

Os primeiros a receber serão aqueles nascidos em janeiro e fevereiro. Confira o calendário completo de abril do Incentivo-Frequência do mês de Abril:

Data do pagamento Estudantes nascidos em
23 de abril Janeiro e Fevereiro
24 de abril Março e Abril
25 de abril Maio e Junho
28 de abril Julho e Agosto
29 de abril Setembro e Outubro
30 de abril Novembro e Dezembro

Quem tem direito a receber em abril? 473v3k

A participação no Pé-de-Meia acontece de forma automática, desde que o estudante cumpra os requisitos exigidos pelo programa. Para ter direito ao benefício, é preciso:

  • Ter idade entre 14 e 24 anos — ou entre 19 e 24 anos, no caso de quem estuda na Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Estar regularmente matriculado no ensino médio de uma escola pública;
  • Possuir F ativo e regularizado;
  • Estar cadastrado no CadÚnico até o dia 7 de fevereiro de 2025;
  • Pertencer a uma família com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

Como consultar se você foi contemplado 1i4v23

Os estudantes podem verificar se têm direito ao benefício utilizando o aplicativo Jornada do Estudante. O o é feito com F e senha da conta Gov.br (nível bronze ou superior). No app, é possível conferir a situação da matrícula, o histórico de pagamentos e eventuais pendências que possam impedir o recebimento.

Os depósitos de R$ 200 são feitos automaticamente na conta digital do Caixa Tem. Alunos com 18 anos ou mais têm total liberdade para sacar ou movimentar o valor. Já os menores de idade só poderão utilizar o dinheiro com a autorização de seus responsáveis legais.

O recurso pode ser sacado, transferido ou utilizado em compras digitais imediatamente após o depósito — não é necessário concluir o ensino médio para ter o ao dinheiro. No entanto, caso o pagamento não seja creditado, o estudante pode buscar informações nos seguintes canais: