O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciará o pagamento da segunda parcela do 13º salário a partir do dia 26 de maio, junto com os benefícios mensais referentes à competência do mês. A medida, prevista em decreto presidencial, beneficia aposentados, pensionistas e segurados de auxílios temporários, como o auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.
O valor da segunda parcela corresponde ao restante do abono anual que não foi antecipado na primeira parcela, e poderá ser consultado entre os dias 19 e 23 de maio por meio do aplicativo ou site Meu INSS. Basta ar a plataforma com a conta do gov.br e buscar por "Extrato de Pagamento".
O calendário de pagamento seguirá o modelo escalonado tradicional, conforme o penúltimo dígito do Número de Benefício (NB) — o número que aparece antes do traço no documento do INSS.
A antecipação foi determinada pelo governo federal e contemplará cerca de 34,2 milhões de brasileiros. O pagamento do 13º do INSS será efetuado em duas parcelas: a primeira, equivalente a 50% do valor total, foi depositada com o benefício de abril, entre os dias 24 de abril e 8 de maio. A segunda metade será paga no calendário de maio, de 26 de maio a 6 de junho.
De acordo com o governo, a antecipação do abono natalino tem como objetivo ajudar os segurados a honrarem seus compromissos financeiros, além de estimular o consumo e impulsionar o crescimento econômico.
Pagamentos do 13º INSS 73271
O critério para definição da data de pagamento é o número final do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador (o número que aparece após o traço). Por exemplo, em um cartão com a numeração 999.999.993-9, o final considerado será o 3.
Quem recebe até um salário mínimo — atualmente fixado em R$ 1.518,00 — a segunda parcela será depositada entre 26 de maio e 6 de junho, conforme a numeração final do benefício.
Já os segurados que recebem acima do piso nacional também terão direito à antecipação, mas seguirão um calendário específico: a segunda parcela será depositada entre 2 e 6 de junho.

Consulta do extrato do décimo terceiro INSS 6g1w4w
Para conferir as datas e os valores exatos, o segurado pode ar o extrato de pagamentos do INSS de duas maneiras. A primeira opção é por meio da plataforma "Meu INSS", disponível tanto no site quanto em aplicativo para dispositivos móveis. O procedimento é simples:
- e o portal ou o app "Meu INSS";
- Faça com seu F e senha cadastrados;
- No campo "Do que você precisa?", digite "Extrato de Pagamento";
- Selecione o serviço correspondente e baixe o documento.
Quem não possui o à internet também pode consultar o extrato pelo telefone 135. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Ao ligar, o segurado deverá informar seu F e confirmar alguns dados pessoais para autenticação.
O INSS ressalta que não há previsão de pagamento de "14º salário" no fim do ano. A informação falsa circula em redes sociais e plataformas de vídeo e texto. Essas informações não são verdadeiras. Sempre confira informações recebidas em grupos em fontes oficiais como os canais oficiais do Governo Federal.
Não recebem 13º salário pessoas contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda, e beneficiários de Renda Mensal Vitalícia.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.