Brasileiros já podem ar de forma rápida e segura pela internet relatórios contendo todas as informações sobre seus relacionamentos com instituições financeiras, suas operações de crédito e de câmbio, bem como suas chaves PIX, e tudo isso em um só lugar. Agora, saiba que isso já é possível, por meio do Registrato do Banco Central (BC).

Lançada em março de 2021, o BC foi aprimorando a ferramenta e ampliando os serviços disponíveis por meio dela. Recentemente, por exemplo, ela está sendo muito procurada porque o BC lançou o Sistema Valores a Receber (SVR), por meio do qual a população pode verificar se tem dinheiro para receber de bancos ou instituições financeiras.

No entanto, o BC voltou atrás e informou que o Registrato não servirá para ar os valores a receber, que agora terão um site específico para esse fim - https://valoresareceber.bcb.gov.br/

Por isso, essa é uma ferramenta que você precisa conhecer. Veja abaixo todas as informações sobre ela.

O que é o Registrato?

Basicamente, o Registrato é um sistema onde você pode consultar informações sobre toda a sua vida financeira. Isso acontece por meio de relatórios que tem como base informações enviadas pelas instituições financeiras ao Banco Central.

Qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, que possua um F pode utilizar o serviço. E o melhor, o o é de graça.

Quais informações posso consultar no Registrato

As informações que podem ser adas por meio da ferramenta são as seguintes:

  1. Informações sobre empréstimos e financiamentos em seu nome.
  2. Lista dos bancos e financeiras onde você possui conta ou outro tipo de relacionamento, como investimentos.
  3. Relação dos seus cheques que foram devolvidos.
  4. Consulta a suas dívidas com órgãos públicos inscritas no Cadin Federal.
  5. Suas chaves Pix cadastradas em bancos, instituições de pagamento e outros.
  6. Dados sobre operações de câmbio e transferências internacionais que você realizou.
  7. Se você não possui conta ativa em um banco, pode emitir a certidão de inexistência de contas em bancos.

Como fazer cadastro e

Para ar os dados, o primeiro o é ter um cadastro no Registrato. O principal documento solicitado é o F da pessoa que quer ar os dados. As formas de se cadastrar e ar são as seguintes:

  • Pelo celular: ando o aplicativo do seu banco, procurando a opção Registrato, você será encaminhado para o credenciamento na página do Banco Central e então é só á-lo.

Esta opção está disponível nos aplicativos das seguintes instituições financeiras:

Pelo Internet Banking

Obtenha uma frase de segurança na página do Banco Central (e https://credenciamento.bcb.gov.br/via-bcb/0 e preencha seus dados para obter a frase), em seguida e o Internet Banking do seu banco pelo computador e procure a opção Registrato para validar a frase de segurança, então conclua o credenciamento na página do Banco Central para a qual você será direcionado. Então é só ar o registro.

Com certificado digital (e-F A1 ou A3):

Pelo seu computador, ando o site do Banco Central, utilize o e-F para obter uma senha de o. Em seguida é só ar o registro.

O que é o e-F? É uma Identidade Digital destinada a pessoas físicas, o seu F em versão digital, que te identifica no meio eletrônico e permite realizar diversos serviços. Para obter um e-F é necessário ar o site da Receita Federal, no endereço servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/F/InscricaoPublica/inscricao.asp e preencher o formulário com suas informações. Para a emissão do e-F são cobradas algumas taxas que variam de acordo com o tipo de documento (se A1 ou A3).

Com o Gov.br

Se o usuário já tiver um cadastro no Sistema Gov.br, ele poderá utilizar esse para ar o Registrato sem ter que, necessariamente, criar um novo cadastro para o Registrato.

Porém, o BC alerta que o o ao Registrato com o cadastro Gov.br só está liberado para aqueles que tenham o nível prata ou ouro nesse sistema.

Pelo 'Minha Vida Financeira':

Outra forma ainda é pela seção "Minha Vida Financeira" do site do Banco Central. A partir dela o cidadão tem o à lista dos relatórios disponíveis e ao botão "e o Registrato gratuitamente", bem no totpo do página.

Clicando nele, o usuário será redirecionado para uma página do Registrato onde poderá fazer o (caso já tenha) ou criar um novo.

Página Minha vida financeira do Banco Central. Créditos: Reprodução/Banco Central
Página "Minha vida financeira" do Banco Central. Créditos: Reprodução/Banco Central

O Banco Central ressalta que os relatórios fornecidos por meio do Registrato contêm informações de caráter pessoal e sigiloso e que por isso, cabe ao cidadão observar os devidos cuidados na apresentação dessas informações a terceiros.

Veja abaixo, com mais detalhes, como ar o Registrato por meio dos app de alguns bancos.

Registrato pelo app do Banco do Brasil

O o a o para ar as informações do Registrato pelo app do Banco do Brasil é o seguinte:

  • Menu > Serviços > Registrato
Créditos: Reprodução/BB
Créditos: Reprodução/BB

Registrato pelo app da Caixa

Já o o a o para ar pelo app da Caixa é:

  • Meus dados e limites > Registrato Banco Central
Créditos: Reprodução/Caixa
Créditos: Reprodução/Caixa

Registrato pelo app do Itaú

E o o a o para ar o Registrato pelo app do Itaú é o seguinte:

  • Serviços > Registrato Banco Central
Créditos: Reprodução/Itaú
Créditos: Reprodução/Itaú

Como consultar valores a receber?

Uma das ferramentas mais buscadas pela população nos últimos dias vem sendo a "Valores a Receber", que foi lançada no dia 24 de janeiro. E a forma mais fácil e simples de o cidadão consultar se ele tem algo para receber é por meio da seção "Minha Vida Financeira" citada acima.

Entrando nessa página, o usuário deve entrar em "Valores a Receber". O próximo o é clicar no ítem "Consulta ao Relatório Valores a Receber" e em "Iniciar Consulta". Nesse ponto o usuário precisará informar o F (ou criar um cadastro no registrato caso ainda não tenha). Depois da verificação digital o sistema irá apontar se há valores disponíveis ou não.

MAS ATENÇÃO: com a suspensão temporária do sistema, ao ar o "Minha Vida Financeira" nesse momento, não aparecerá a opção "Valores a Receber". O Banco Central comunicou nessa quinta-feira, 27 de janeiro, que a função deverá ser retomada no dia 14 de fevereiro.

Como resgatar os valores?

O resgate dos valores, se eles estiverem disponíveis, poderá ser feito de duas formas:

  • no caso de bancos ou instituições financeiras que aderiram a termo específico junto ao BC: diretamente via Pix na conta indicada pelo beneficiário no Registrato;
  • nos outros casos, o beneficiário informará seus dados de contato no sistema e o meio de pagamento ou de transferência será informado pela instituição.

E se encontrar informações incorretas?

Caso você constate ou suspeite de informações incorretas, será necessário entrar em contato com a instituição financeira prestadora da informação objeto do questionamento.

Entretanto, o Banco Central alerta que é preciso levar em consideração que as informações disponibilizadas no relatório não são atualizadas em tempo real, ou seja, há uma defasagem entre envio dessas informações pelas instituições financeiras e a apresentação delas por meio dos relatórios do Registrato.

Dessa forma, as informações podem estar apenas desatualizadas. Ainda assim, se sentir necessidade, o cliente deve entrar em contato com o banco.

Para que servem essas informações?

As informações do relatório servem para identificar de forma consolidada as informações de todos os relacionamentos que o cidadão possui com diferentes instituições financeiras.

Além disso, por estar concentrado em um único lugar, esses dados podem facilitar a vida do usuário que tem dúvidas a respeito de sua vida financeira ou que deseja ter um controle maior sobre ela. Veja abaixo o vídeo do Banco Central sobre o lançamento do Registrato:

Vídeo incorporado do YouTube