Foi oficialmente autorizado o primeiro concurso público da Controladoria-Geral do Estado de São Paulo (CGE SP). A publicação do despacho do governador Tarcísio de Freitas, que autoriza a realização da seleção, saiu no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 27 de maio de 2025.

O documento governamental autoriza a CGE a adotar todas as providências necessárias para a abertura do certame, respeitando os limites orçamentários e as normas legais aplicáveis.

Os próximos os incluem a formação da comissão organizadora e a escolha da banca examinadora, que serão responsáveis por estruturar o edital e o cronograma definitivo da seleção.

Veja a autorização:

gg
Concurso CGE SP autorizado

A previsão é de que o edital seja publicado em agosto, com provas aplicadas entre outubro e novembro de 2025. A posse dos aprovados está estimada para março de 2026, embora o cronograma ainda possa sofrer ajustes.

Cargo e vagas 1k4hf

A seleção contará com 200 vagas para o cargo de Auditor Estadual de Controle I, com jornada completa de trabalho e exigência de nível superior completo (áreas específicas ainda serão confirmadas no edital).

O cargo oferece salário inicial de R$ 17.850,00, com possibilidade de bonificação por produtividade e outros benefícios previstos em lei. A remuneração pode chegar a até R$ 27.809,72 no topo da carreira, segundo a tabela remuneratória vigente.

Embora o edital ainda não tenha sido publicado, é certo que nível superior completo será requisito básico. A depender da área de atuação, formações específicas (como TI, Contabilidade, istração, Direito, Engenharia, etc.) podem ser exigidas.

Além da área geral, já estão confirmadas vagas específicas para a área de Tecnologia da Informação (TI). Outras áreas como Auditoria Interna Governamental, Ouvidoria, Corregedoria, Transparência e Integridade, e Operações Especiais também estão sendo consideradas e poderão ser contempladas no edital.